"E aqueles que pensam em Me procurar, saibam que a vossa busca e vosso anseio devem beneficiar-vos apenas se vós souberdes o Mistério; se o que vós procurardes, vós não achardes dentro de vós mesmos, então nunca encontrarão fora. Pois eu tenho estado convosco desde o Início e Eu Sou Aquela que é alcançada ao final do desejo"


domingo, 23 de agosto de 2009

AS FEITICEIRAS DO SÉCULO XXI



Deidre O’Neill, conhecida como Edda



— Tudo deu errado: como é que você conseguiu colocar
em minha cabeça que eu saberia ensinar? Por que me humilhar
diante dos outros? Eu devia esquecer que você existe. Quando
me ensinaram a dançar, eu dancei. Quando me ensinaram a
escrever letras, eu aprendi. Mas você foi perversa: exigiu que
eu tentasse algo além dos meus limites. Por isso peguei um
trem, por isso vim até aqui — para que pudesse ver meu ódio!
Ela não parava de chorar. Ainda bem que tinha
deixado a criança com os pais, porque falava um pouco alto
demais, e seu hálito estava com... um perfume de vinho. Pedi
que entrasse, fazer aquele escândalo na porta de minha casa em
nada iria ajudar minha reputação — já bastante comprometida
porque diziam que eu recebia homens, mulheres, e organizava
grandes orgias sexuais em nome de Satã.
Mas ela continuava ali, gritando:
— A culpa é sua! Você me humilhou!
Uma janela se abriu, e logo outra. Bem, quem está
disposta a mudar o eixo do mundo tem que estar também disposta
e saber que os vizinhos nem sempre estarão contentes.
Aproximei-me de Athena e fiz exatamente o que ela desejava que
fizesse: abracei-a.
Ela continuou a chorar em meu ombro. Com todo
cuidado, eu a fiz subir os poucos degraus, e entramos em casa.
Preparei um chá cuja fórmula não divido com ninguém, porque
foi meu protetor quem me ensinou; coloquei diante dela, que
bebeu em um só gole. Fazendo isso, mostrou que sua confiança
em mim ainda estava intacta.
— Por que sou assim? — continuou.
Eu sabia que o efeito do álcool havia sido cortado.
— Tenho homens que me amam. Tenho um filho que me
adora, e que me vê como modelo de vida. Tenho pais adotivos
que considero como minha verdadeira família, e seriam capazes
de morrer por minha causa. Preenchi os espaços em branco do
meu passado quando fui em busca de minha mãe. Tenho dinheiro
suficiente para passar três anos sem fazer nada, apenas
aproveitando a vida — e não estou contente!
“Sinto-me miserável, culpada, porque Deus me
abençoou com tragédias que consegui superar, e milagres que
honrei, e não estou jamais contente! Sempre quero mais. Não
precisava ter ido àquele teatro, e acrescentar uma frustração
à minha lista de vitórias!”
— Você acha que agiu errado?
Ela parou, e me olhou espantada.
— Por que pergunta isso?
Eu apenas aguardei a resposta.
— Eu agi certo. Estava com um jornalista quando
entrei ali, sem ter a menor noção do que ia fazer, e de
repente as coisas começaram a surgir como se viessem do nada.
Sentia a presença da Grande Mãe ao meu lado, me guiando, me
instruindo, fazendo com que minha voz passasse uma segurança
que, no íntimo, eu não possuía.
— Então por que está reclamando?
— Porque ninguém entendeu!
— E isso é importante? Tão importante que a faça vir
até a Escócia para insultar-me diante de todo mundo?
— Claro que é importante! Se você é capaz de tudo,
se sabe que está fazendo a coisa certa, como é que não
consegue pelo menos ser amada e admirada por isso?
Esse era o problema. Peguei-a pela mão e a conduzi
ao mesmo quarto onde, semanas antes, havia contemplado a vela.
Pedi que se sentasse e procurasse acalmar-se um pouco — embora
estivesse certa de que o chá estava surtindo efeito. Fui ao
meu quarto, peguei um espelho circular, e coloquei-o diante de
seu rosto.
— Você tem tudo, e lutou por cada polegada de seu
território. Agora veja aqui as suas lágrimas. Veja seu rosto,
e a amargura que ele demonstra. Procure olhar a mulher que
está no espelho; desta vez não ria, mas tente compreendê-la.
Dei tempo suficiente para que pudesse seguir minhas
instruções. Quando notei que estava entrando no transe
desejado, segui adiante:
— Qual é o segredo da vida? Pois chamemos isso de
“graça”, ou “bênção”. Todos procuram estar satisfeitos com o
que têm. Menos eu. Menos você. Menos algumas poucas pessoas
que, infelizmente, teremos que nos sacrificar um pouco, em
nome de uma coisa maior.
“Nossa imaginação é maior que o mundo que nos cerca,
vamos além de nossos limites. Antigamente, chamavam isso de
‘bruxaria’ — mas ainda bem que as coisas mudaram, ou a esta
hora já estaríamos na fogueira. Quando pararam de queimar as
mulheres, a ciência encontrou uma explicação, normalmente
chamada de ‘histeria feminina’; embora não cause a morte pelo
fogo, termina provocando uma série de problemas,
principalmente no trabalho.
“Entretanto, não se preocupe, em breve irão chamar
de ‘sabedoria’. Mantenha os olhos fixos no espelho: quem está
vendo?
— Uma mulher.
— E o que está além da mulher?
Ela vacilou um pouco. Eu insisti, e terminou
respondendo:
— Outra mulher. Mais verdadeira, mais inteligente
que eu. Como se fosse uma alma que não me pertencesse, mas que
fizesse parte de mim.
— Isso mesmo. Agora vou pedir para que imagine um
dos símbolos mais importantes da alquimia: uma serpente que
faz um círculo e devora a própria cauda. Consegue imaginar
isso?
Ela fez um sinal afirmativo com a cabeça.
— Assim é a vida de pessoas como eu e como você.
Elas se destroem e se constroem todo o tempo. Tudo na sua
existência ocorreu desta maneira: do abandono ao encontro, do
divórcio ao novo amor, da filial do banco ao deserto. Apenas
uma coisa permanece intacta — seu filho. Ele é o fio condutor
de tudo, respeite isso.
De novo começou a chorar. Mas era um tipo diferente
de lágrimas.
— Você veio até aqui porque viu um rosto feminino na
fogueira. Este rosto é o mesmo que está no espelho agora, e
procure honrá-lo. Não se deixe oprimir pelo que os outros
pensam, já que, em alguns anos, ou em algumas décadas, ou em
alguns séculos, este pensamento será modificado. Viva agora o
que as pessoas só irão viver no futuro.
“O que você quer? Você não pode querer ser feliz,
porque isso é fácil e aborrecido. Você não pode querer apenas
amar, porque isso é impossível. O que você quer? Você quer
justificar sua vida — vivê-la da maneira mais intensa
possível. Isso é ao mesmo tempo uma armadilha e um êxtase.
Procure estar atenta ao perigo, e viva a alegria, a aventura
de ser a Mulher que está além da imagem refletida no espelho.”
Seus olhos se fecharam, mas sei que minhas palavras
haviam penetrado em sua alma, e ali permaneceriam.
— Se quiser arriscar-se e continuar a ensinar, faça
isso. Se não quiser, saiba que já foi muito mais além do que a
maioria das pessoas.
Seu corpo começou a relaxar. Segurei-a nos braços
antes que caísse, e ela dormiu com a cabeça apoiada em meus
seios.
Tentei sussurrar algumas coisas, porque eu já havia
passado pelas mesmas etapas, e sei o quanto era difícil —
assim tinha me dito meu protetor, e assim eu tinha
experimentado em minha própria carne. Mas o fato de ser
difícil não tornava esta experiência menos interessante.
Que experiência? Viver como ser humano e como
divindade. Passar da tensão ao relaxamento. Do relaxamento, ao
transe. Do transe, ao contato mais intenso com as pessoas.
Deste contato, de novo à tensão, e assim por diante, como a
serpente que come a própria cauda.
Nada fácil — principalmente porque exige um amor
incondicional, que não teme o sofrimento, a rejeição, a perda.
Mas, para quem bebe uma vez desta água, é impossível
tornar a matar sua sede em outras fontes.
A Bruxa de Portobello,Paulo Coelho

Nenhum comentário: